sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Em forma de agradecimento, a família de um paciente que esteve hospitalizado no Hospital Regional de Picuí, escreveu uma carta direcionada a todos que trabalham nesta unidade de saúde. Os familiares  ressaltam a qualidade no atendimento e a dedicação dos profissionais que atuam no HRP.

A carta foi escrita no momento que a família deixou o HRP e voltou para sua terra natal.

Confira a carta na íntegra:

Picuí, 01 de Novembro de 2014

A toda equipe do Hospital Regional de Picuí -PB, que esteve a nossa disposição para o tratamento de nosso familiar José Aprígio Silva de Oliveira, nosso muito obrigada!


Seremos sempre gratas por toda atenção e dedicação disponibilizada ao nosso José.


Que Deus possa continuar abençoando a vida de cada um e fazendo com que vocês tenham cada vez mais paixão pela profissão. Apesar de todas as circunstâncias e obstáculos que vocês enfrentam, nunca desistam.


Depois de 12 dias, hoje estamos deixando o hospital com muita admiração a todos vocês, desde as meninas da limpeza, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, porteiros, ao psicólogo Daniel e principalmente aos doutores Sidnei e em especial ao Dr. Lucas, que não mediram esforços para cuidar de nosso José.


Pedimos desculpas por alguma falha de nossa parte, pelo abuso no excesso de visitas e pelos incômodos diários.


Se Deus quiser em breve, o José estará bem melhor e virá pessoalmente e conscientemente agradecer a todos vocês.


Muito obrigada!



Socorro, Ruth e Família




Fonte:http://www.blogdoaelitonclecio.com.br/2014/11/familia-de-paciente-divulga-carta-de.html

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A IMPORTANCIA DA SAE NA ASSISTENCIA HOSPITALAR

MODELOS DE SAE PEDIÁTRICO


Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é fundamentada na administração da assistência ao paciente, sendo ela uma metodologia norteadora que o enfermeiro dispõe para a aplicação do processo de enfermagem. A sistematização do processo de enfermagem refere-se ao exercício da função administrativa centralizada na assistência ao paciente, implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem traz segurança ao paciente, qualidade na assistência prestada, e maior autonomia aos profissionais de enfermagem.
sae sistematização assistencia enfermagem
O foco principal da Sistematização da Assistência de Enfermagem é guiar as ações de enfermagem, a fim de atender as necessidades individuais do paciente, família e comunidade. A SAE propõe para os profissionais, setor, instituição de saúde, paciente e os demais envolvidos, a utilização do conhecimento técnico-cientifico e habilidades de forma organizada, sistematizada e orientada. Sua implantação favorece a comunicação do enfermeiro com a equipe multidisciplinar envolvida nos processos habituais da Assistência, é fundamental no fornecimento do cuidado de forma holística e de qualidade, esta incorporada ao processo da assistência de enfermagem e garante ao profissional a manutenção da autonomia no cuidar, sendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem o inicio do caminho a ser percorrido para alcançar um resultado, com isso faz-se evidenciar que a enfermagem não utiliza único e exclusivamente prescrições medicas e sim dissocia sua prática com um propósito em comum que é a recuperação plena e satisfatória do paciente.
cleta de dados sae enfermagemA sistematização da assistência passou a ser uma ferramenta que favorece a aproximação das funções assistenciais do enfermeiro ao gerenciar e otimizar a assistência. O enfermeiro ao desenvolver atividades diárias essenciais como o plano de cuidados que requer observação, coleta de dados, planejamento, prescrição e avaliação dos resultados prestados ao paciente. Deve este profissional dominar conhecimentos de semiologia, fisiologia, patologia e habilidades inerentes a profissão. Embora já se comprove através de estudos e vivência clinica que a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no processo de enfermagem é essencial para o progresso doa relação paciente-enfermeiro. Entretanto, a SAE não faz parte da nossa realidade, sendo ainda o seu desenvolvimento pouco adotado na prática dos profissionais em serviços de saúde. Mesmo tendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como objeto da resolução do Cofen 272/2002, que determina que a mesma seja uma atividade privativa do enfermeiro, dispõe sobre a obrigatoriedade da sua implantação e que aconteça nas seguintes etapas:
    Veja Também:
formalmente registrado no prontuário do paciente, sendo uma forma de direcionar suas necessidades, partindo do entendimento da importância de se prestar um cuidado pautado em uma metodologia científica e princípios éticos, assegurando aos pacientes favorecidos com a assistência sistematizada a continuidade do cuidado, qualificação e humanização da assistência, através da aplicação da SAE.
Diante de todo beneficio comprovado pela assistência sistematizada de enfermagem somos vitimas dos maiores favorecidos: os profissionais de saúde entre eles o enfermeiro mais beneficiado por esta ferramenta de trabalho que só agregou valor, padronização, unificação, auto direção e qualidade na assistência prestada ao paciente, só que acompanhado desses benefícios, há a necessidade de assumir responsabilidade que muitos enfermeiros estão dispostos que é a constante atualização e dedicação técnico- cientifico que o processo exige, realizam algumas etapas isoladamente prejudicando a continuidade do processo  a articulação entre teoria e pratica.
Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma ferramenta de trabalho útil para o enfermeiro quando é aplicada corretamente, possibilitando a consolidação da autonomia profissional, que só será adquirida quando toda a classe utilizar essa metodologia em suas ações.

FONTE: http://www.enfermagemsa.com/sae/sae-sistematizacao-da-assistencia-de-enfermagem/ ACESSO EM:03.12.2014.

MODELOS: