sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DEZEMBRO AZUL EM PICUÍ-PB. ACONTECEU NA MANHÃ DE HOJE NO C.M.ESPECIALIDADES.


SAÚDE DO HOMEM

ACONTECEU NESTA SEXTA-FEIRA DIA 22.11.2013 UMA PALESTRA COM O MÉDICO UROLOGISTA DR.º GILBERTO MENEGUESSO SOBRE SAÚDE DO HOMEM E CANCER DE PROSTATA EM ALUSÃO AO MÊS DEDICADO A ELES. NOVEMBRO AZUL. ESTAVAM  PRESENTES O DIRETOR GERAL DO HRP O SR.º ROMMEL MARQUES MOURA, DR. SEBASTIÃO T. DE LIMA (MÉDICO OBSTETRA), A SENHORA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SR.ª MARIA LUCIA DANTAS  XAVIER E A DIRETORA DO C.M.E A SR.ª ELAINE NEGREIROS E O ENTÃO MÉDICO PALESTRANTE DR.º GILBERTO MENEGUESSO NA FOTO A ESQUERDA COM O MICROFONE; SEM CONTAR NO PUBLICO MASCULINO MAIS DE 50 HOMENS , SEM CONTAR COM AS MULHERES PUBLICO FIEL EM TODAS OS EVENTOS DE SAÚDE LOCAL.
ATT:   NEPES.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU.


                                                      (foto/PEN)
Casa de ferreiro, espeto de pau.
Hospital gerido por esposa de deputado da Caravana da Saúde não faz cirurgias há 5 meses.


A expressão cai como uma luva para o deputado estadual Bado Venâncio (Foto/PEN), provisoriamente exercendo o mandato do colega Aníbal Marcolino. Integrante da ‘Caravana da Saúde’ – que tem fiscalizado hospitais administrados pelo Estado -, ele fecha os olhos para a sofrível situação do Hospital Nossa Senhora das Mercês, pertencente ao Município de Cuité, cidade governada por sua esposa, Euda Fabiana (PMDB). A unidade hospitalar convive com a falta de medicamentos e de profissionais. Médico cuiteense, o ex-prefeito Jaime Filho, que atende na vizinha cidade de Picuí, afirma que há 5 meses o Hospital Nossa Senhora das Mercês não realiza cirurgias, e que os pacientes têm que comprar remédios como dipirona e soro. Em Picuí, Dr Jaime recebe centenas de pacientes de Cuité. Muitos também recorrem à cidade de Campina Grande. Nesta sexta, 8, durante o programa ‘Fala, Paraíba’ (Tabajara Sat), diversos ouvintes denunciaram a precária situação do hospital. Segundo eles, o raio-X ficou sem funcionar por um bom tempo. Pelos cofres do Município de Cuité passam os recursos de outros da região, por ele ser gestão plena em saúde, mas nem isso é capaz de levar à estruturação de uma rede de serviços que permita atender bem seus habitantes e os das cidades vizinhas. Do programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, por exemplo, Cuité ficou de fora, embora, na inspeção ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, o deputado Bado Venâncio tenha perguntado ao diretor administrativo da unidade, Edvan Benevides, como ele conseguia contratar médicos, visto que em Cuité faltavam profissionais. Desde o início do ano que as obras de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, cujos recursos federais estão assegurados, foram paralisadas, apesar de o investimento ter sido mote da campanha de reeleição da prefeita. No final de setembro último, o deputado Bado Venâncio sofreu uma condenação judicial referente ao período em que foi prefeito de Cuité. A Justiça Federal entendeu que ele praticou o crime de improbidade administrativa devido a irregularidades na execução de um convênio com o Ministério da Saúde. Na Justiça Estadual, o deputado figura como réu em quase duas dezenas de processos, a maioria deles por improbidade ou dívida fiscal.

MATERIA POSTADA POR : Célio Alves  E RETIRADA DO SITE CLICKPICUI.BLOGSPOT.COM > ACESSO EM: 10.11.2013.


NOVEMBRO AZUL (DR. MARCUS AYRES)




Novembro Azul (HOMENS)



Marcos A. Ayres


Em outubro elas se tocam,
Fazem mamografia,
Os seus direitos invocam
E buscam fazer parceria

Para que ninguém se esqueça
Que câncer de mama tem cura
Desde que você lhe ofereça
Um tratamento “linha dura”.

Novembro é o mês do toque,
Do exame com o Urologista,
De esgotar todo o estoque
De um preconceito machista

Contra o que deveria ser normal
Para manter o homem vivo:
O exame de toque retal
É o melhor método preventivo

Para evitar o câncer prostático
Ou diagnosticá-lo precocemente;
Não dá para ser pragmático
Com quem mata tanta gente!



DR. MARCUS AYRES É ORTOPEDISTA E POETA.




domingo, 10 de novembro de 2013

ENFERMAGEM COMO ASSISTÊNCIA PRIMÁRIA


A ENFERMAGEM É UMA CIÊNCIA DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA SAÚDE

E ...

NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE POIS ELA JUNTAMENTE COM A MEDICINA FORMAM A ASSISTÊNCIA PRIMÁRIA E INSUBSTITUÍVEL AO PACIENTE. ISTO IMPLICA DIZER QUE:
O HOSPITAL PODE CONTAR APENAS COM ESSAS DUAS CATEGORIAS: MEDICA E DE  ENFERMAGEM. POIS ELAS ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS AO PACIENTE.
O MÉDICO ATENDE EXAMINA, DÁ DIAGNOSTICO E TRATAMENTO AO PACIENTE. POR SUA VEZ A ENFERMAGEM RECEBE O PACIENTE  SÃO OS PRIMEIROS A ACOLHER E RECEBER O PACIENTE, VER SINAIS VITAIS, VER CONDUTA E ROTINA PARA OS PACIENTES,  CUIDA DO PACIENTE, OBSERVA, VIGIA O PACIENTE 24 HORAS, FAZ CONSULTA DE ENFERMAGEM DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E PLANO DE ENFERMAGEM PARA O PACIENTE JUNTAMENTE COM A SAE (SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM). SOMOS OS OLHOS, OUVIDOS, MÃOS E PÉS DA SAÚDE COMO UM TODO. SENDO ELA HOSPITALAR (ATENCÃO SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA) OU AMBULATÓRIAL NOS POSTO DE ESF E UBS (ATENÇÃO PRIMÁRIA).


PEQUENA HISTÓRIA SOBRE ENFERMAGEM
APDP : (Atenção Primária e Direta ao Paciente)

Conta-se que numa determinada Instituição de saúde o nutricionista por motivo de saúde faltou ao plantão
Imediatamente Comunicaram ao gestor que logo falou :
Fala 1: ... A gente aguenta por um dia
No mesmo dia por motivo de doença da sua mãe  a Assistente social  não pôde comparecer ao plantão, enviou declaração que estava acompanhando sua mãe INTERNADA noutro hospital:
Comunicaram ao DIRETOR que logo disse:
Fala 2: ... A gente aguenta por um dia.
No mesmo dia faltou o Psicólogo
Comunicaram ao DIRETOR que logo disse:
Fala 3: ... É dá pra aguentar por um dia
Na tarde do mesmo dia também devido há uma grande chuva na região houve um grande engarrafamento  de  transito e por causa disso faltaram o Fisioterapeuta  e o Terapeuta Ocupacional;
Comunicaram ao DIRETOR que logo disse:
Fala 4: ... É só uma tarde a gente aguenta...
Na mesma tarde chegou a noticia que os plantonistas de enfermagem iriam faltar ao  plantão  noturno
Imediatamente comunicaram ao DIRETOR que apavorado disse:
Fala 5: ... PELO AMOR DE DEUS O QUE É QUE EU VOU FAZER SEM A ENFERMAGEM CHAME DEPRESSA REFORÇO NOUTRO HOSPITAL.

Moral da História:
A enfermagem é uma ciência insubstituível na assistência DIRETA ao paciente.
“ Não existe SAÚDE sem a ENFERMAGEM.”
ENFERMAGEM NA SAÚDE, NA VIDA E NA MORTE.

Nota : 

            NÃO ESTOU DE FORMA ALGUMA DIMINUINDO OU DENEGRINDO A IMPORTANCIA DAS DEMAIS PROFISSÕES SUPRACITADAS, APENAS DE FORMA DIDÁTICA E EDUCATIVA EFOCO A IMPORTANCIA DA ENFERMAGEM COMO A “CIENCIA DO CUIDAR” (WANDA HORTA). UM CUIDAR CONSTANTE E INESGOTÁVEL QUE VISA SUPRIR AS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO NO SEU CONTEXTO BIOPSICOSSOCIAL.
            TODAS AS PROFISSÕES SÃO NECESSÁRIAS, IMPORTANTES E BEM VINDAS. TRATA-SE DE UM SUPORTE AMPLO PARA A ASSISTENCIA E REABILITAÇÃO DOS PACIENTES.
            NESSA HISTÓRIA ELUCIDO A ENFERMAGEM POR SER PARTE INTEGRANTE E VIVENCIANTE DOS SEUS ANSEIOS, SONHOS, DESAFIOS E LUTAS NOS PLANTÕES COTIDIANOS DAS NOSSAS VIDAS.


AUTOR:  MARTINHO SÉRGIO DE MEDEIROS CASADO
ENFERMEIRO COREN-PB 202.727O

A ENFERMAGEM ( a vida em nossas mãos ...)


" SEM ENFERMAGEM NÃO EXISTE SAÚDE !!!" 

SOMOS UMA CIÊNCIA RECENTEMENTE NOVA,
PORÉM DE PASSADO LONGO, COM LONGAS HISTÓRIAS, DE MUITO SOFRIMENTO E DE MUITAS VITÓRIAS

SÃO MULHERES DESPRESTIGIADAS DE STATUS MAIS QUE TINHA UM CORAÇÃO NOBRE E BONDOSO QUE AJUDARAM MUITOS DOENTES A OBTER A CURA MESMO UTILIZANDO FORMA EMPÍRICAS DO CUIDADO QUE COM O PASSAR DOS ANOS E OS ESTUDOS REALIZADOS POR ENFERMEIRAS ESTUDIOSAS GANHARAM  NOTORIEDADE, RESPEITO E CONFIANÇA DA SOCIEDADE E DOS ESTUDIOSOS E CIENTISTAS.

COM FLORENCE VEIO A DESCOBERTA DA  LAVAGEM DAS MÃOS PARA O COMBATE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES, ELA TAMBÉM DESENVOLVEU VÁRIAS TEORIAS DE ENFERMAGEM, DENTRE ELAS SE DESTACOU A NTEORIA AMBIENTALISTA CONFORME DESCRITO ABAIXO:

O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Dentre estes elementos, segundo Florence, destacam-se os que se seguem:
  • Ventilação: provisão de ar fresco, sem correntes de ar. Florence dizia que “conservar o ar que o paciente respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixá-lo sentir frio é o primeiro e último princípio sobre o qual a atenção da enfermeira deve fixar-se, sem o que todo o restante que possa fazer por ele não terá nenhum valor...”
  • Iluminação: os doentes têm, depois do ar puro, a necessidade de iluminação, “e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”.
  • Calor: a enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial à recuperação.
  • Limpeza: refere-se ao ambiente, pois, um quarto sujo é fonte certa de infecções, ao paciente, de quem a higiene cuidadosa “remove matérias nocivas do sistema”. Além de proporcionar alívio e conforto, à enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente durante o dia”.
  • Ruídos: elemento ambiental para o qual a enfermeira deve estar atenta e qualquer sacrifício é válido para assegurar o silêncio, pois nem um bom arejamento, nem uma boa assistência serão benéficos para o doente, sem o necessário silêncio.
  • Odores: o odor resultante da doença deve ser removido do corpo. Ao ventilar-se o quarto do doente, deve-se evitar o ar proveniente de esgoto; os utensílios de quarto devem ser mantidos limpos, livres de odores e guardados em local apropriado.
  • Alimentação: essencial ao processo de cura, deve ser minuciosamente observada pela enfermeira.
Como se pode ver o conceito de meio ambiente engloba diversos elementos que, quando garantidos contribuem para que o processo reparador seja instituído. Esses elementos referem-se ao ambiente físico, pois, para Nightingale, quando este está adequado, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do doente e à prevenção de doenças.
POR  :   Profº: Joyce Muniz DISPONÍVEL  EM:   http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlMIAA/teoria-ambientalista ACESSO EM:  10.10.2013.

TIVEMOS NOSSA ENFERMEIRA BRASILEIRA ANA NERY QUE LUTOU NA GUERRA DO PARAGUAI E SE DESTACOU PELOS SEUS CUIDADOS COM OS SOLDADOS ENFERMOS.
Ana Justina Ferreira Neri nasceu  na Vila Nossa Senhora do Rosario do Porto de Cachoeira do Paraguaçu (Cachoeira), em 13 de dezembro de 1814. Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antônio Néri viu seus familiares mais próximos serem convocados para a Guerra do Paraguai e solicitou  ao presidente da Provincia da Bahia poder acompanhar os filhos e o irmão, ou pelo menos prestar serviços voluntários nos hospitais do rio Grande do Sul, no que foi atendida. Embarcou, em Salvador, com  a tropa do 10o Batalhão de Voluntários da Pátria em agosto de 1865, na qualidade de enfermeira.
Serviu, portanto, como voluntária na Guerra do Paraguai (1864-1870), como auxiliar do corpo de saúde do Exército brasileiro. A partir deste contexto ofereceu seus serviços como enfermeira ao presidente da província enquanto durasse o conflito. Durante toda a Guerra do Paraguai, prestou serviços nos hospitais militares de Salto, Corrientes (Argentina), Humaitá e Assunção (Paraguai), bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e um sobrinho. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1980, aos 66 anos de idade.  Ana Neri foi contemporânea de Florence Nightingale (foi quem criou a primeira escola de enfermagem no mundo, em Londres, 1860), mas não existem indicações de que elas sabiam da existência uma da outra. No entanto, foram semelhantes na maneira de agir: ambas ricas, estudadas, cultas e poliglotas, severas e disciplinadoras e dedicadas às tafefas de cuidar dos sofredores nas guerras em que participaram ativamente (Ana, na Guerra do Paraguai e Florence, na Guerra da Criméia - atual Ucrânia). DISPONÍVEL EM :  http://www.bahiana.edu.br/herois/heroi.aspx?id=Mg==  ACESSO EM:  22.10.2013.
HOUVERAM OUTRAS GRANDES FIGURAS DA ENFERMAGEM COMO WANDA HORTA ENFERMEIRA BRASILEIRA QUE DESENVOLVEU VÁRIAS TEORIAS DE ENFERMAGEM.

NOSSA LUTA É PELA SAÚDE DO PACIENTE, TEMOS UMA LUTA SECUNDÁRIA A ESTA QUE É POR SALÁRIOS DIGNOS PARA NOSSA CLASSE. UMA CLASSE QUE PRESTA ASSISTÊNCIA PRIMARIA E INSUBSTITUÍVEL AOS PACIENTES. COM ISSO
     " NÃO EXISTE SAÚDE SEM A ENFERMAGEM."  

POSTADO POR: MARTINHO SÉRGIO DE MEDEIROS CASADO. 
                                   ENFERMEIRO COREN-PB 202.727

terça-feira, 5 de novembro de 2013

MARTINHO E DR.MARCUS AYRES



           DR. MARCUS AYRES ( Ortopedista) E MARTINHO (Enfermeiro) 


" SÓ POSSO SER QUEM SOU. PRA FALAR A VERDADE NÃO SOU SEM A VERDADE, NADA TENHO SEM FORÇA DE VONTADE JÁ NÃO VIVO SEM SAUDADE. PRA QUE VIVER DE SAUDADE SE POSSO VIVER DE VERDADE!!!"   Martinho Sérgio (Poeta da vida).


OUTUBRO ROSA POR MARCUS AYRES.

Sou eu que respondo por mim
E quem decide o meu querer;
Ainda não cheguei ao fim
Do tanto que preciso viver.

Não será um tumor de mama
Que me fará desistir da vida;
Não quero ouvir quem me chama,
Não dei a luta por perdida.

Nessa minha súplica calorosa,
Demonstro a minha obsessão:
Façamos desse Outubro Rosa

Uma vida de prevenção.

POETAS: 

“Eu tenho uma espécie de dever,  o dever de sonhar, de sonhar  sempre, pois sendo mais do que um espectador de mim mesmo, Eu tenho que ter o melhor  espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e sedas, em  salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho  entre luzes brandas e músicas  invisíveis.”  
                                                                                                         Fernando Pessoa 





segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OUTUBRO ROSA - Obsessão (Dr. Marcos Ayres) Ortopedista


                                                            Obsessão
                                                                             Marcos A. Ayres

Eu sou dotada de seios
E isso me faz mais bonita;
Eu sou tomada por receios
Do seio que me faz bonita.

Aquilo que me embeleza
Pode, também, me maltratar;
Se alguma coisa os lesa
Descubro ao me apalpar.

Devagar e sem vexame
Percorro a sua extensão;
Eu faço o meu autoexame
Como forma de prevenção.

Vibro quando tudo está normal
E me preocupo se acho um caroço;
Meu seio, além de ser sensual,
Pode me causar alvoroço.

Aquilo que me faz mais feminina
Pode, também, me destruir;
Para cumprir a minha sina
Luto sem pensar em desistir.

Tudo que tenho foi conquistado
Até mesmo essa maldita doença
Que deixa meu corpo agoniado,
Mas aumenta a minha crença.

Mulher é sinônimo de resistência
E eu não posso ser diferente
Por isso uso a minha inteligência
Para enfrentar o presente.

Sou eu que respondo por mim
E quem decide o meu querer;
Ainda não cheguei ao fim
Do tanto que preciso viver.

Não será um tumor de mama
Que me fará desistir da vida;
Não quero ouvir quem me chama,
Não dei a luta por perdida.

Nessa minha súplica calorosa,
Demonstro a minha obsessão:
Façamos desse Outubro Rosa
Uma vida de prevenção.

AUTOR: MARCUS AYRES (ORTOPEDISTA) 



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FORTALECENDO A FAMÍLIA.



FORTALECENDO A FAMÍLIA
Pr. SERGIO e MAGALI LEOTO

SOLIDÃO: NEM SEMPRE É UM PROBLEMA

Artigo feito a pedido da “Revista LAR CRISTÃO”,
pelos autores Pr. Sergio e Psi. Magali Leoto

Somos parciais ao achar que a solidão é sempre má. Ela tem seu lado positivo! Existem momentos em que desejamos isolar-nos voluntariamente das pessoas e nem sempre isso é mau. Pode ser muito saudável ficar sozinho para alguma atividade ou para pensar um pouco na vida. Você começa e termina o seu isolamento, quando quiser.

A parte ruim da solidão acontece, quando nos vemos forçados a permanecer sozinhos. Não é algo agradável, mas penoso. Gostaríamos que ela terminasse logo, mas ela persiste, apesar de lutarmos contra ela. Neste caso, a solidão pode tornar-se um grave problema. Os motivos desta “parte má” da solidão são variados, a começar pelas exigencias do mundo moderno, como:

·  A competição no trabalho e nos estudos - que coloca os relacionamentos e amizades em segundo plano e as pessoas acabam por se isolar;

·  As mudanças constantes - pessoas que por necessidade, mudam com freqüência. Isto contribui para o esfriamento de amizades antigas e dificuldades com as situações novas. Frustradas, isolam-se;

·  Causas psicológicas como: baixa autoestima, incapacidade de comunicarem-se, atitudes de hostilidade, medo do risco de rejeição, problemas de afetividade, etc. Muitas vezes estas pessoas precisam da ajuda profissional de médicos e psicólogos.

·  A vida sentimental – certamente é uma das queixas mais frequentes dos solitários! Existem aqueles que estão “momentaneamente” solitários, quando vivem um espaço entre duas histórias de paixão. 

O amor é um sentimento maravilhoso. Muitas pessoas, ao longo dos tempos, tentam descrevê-lo: músicos, poetas, filósofos, teólogos etc. Mas, apesar de tantas descrições importantes, verdadeiras e feitas a partir de diferentes pontos de vista, nenhuma é tão completa quanto vivenciar este tipo de amor: amar alguém e ser amado também.

Alguns destes solitários temem, porque já passaram por relacionamentos problemáticos no passado e não querem repeti-los no casamento. São pessoas que querem fazer a vontade de Deus e também escolher os companheiros certos, que valham a pena. Uma boa pedida é aproveitar este momento de solidão, para ouvir algumas “dicas” importantes:

·   “Não deixe de trabalhar JUNTO com Deus, para escolher seu próximo amor”. Muitos desistem de esperar no Senhor e partem para “agarrar o(a) primeiro(a) que aparece” e se frustram mais ainda depois!

·   “Avalie as QUALIDADES que deseja encontrar na pessoa amada”. É necessário ter bem definido em sua mente quais são os seus valores e não abrir mão deles. Escreva num papel cinco valores que você considera mais importantes em sua vida. Se ela ou ele der a mesma importância que você para esses valores, isso já é um bom início. Mas lembre de que isso é só o começo!

O futuro namoro tem o propósito de oferecer oportunidades para que os parceiros se conheçam mutuamente – descubra se a pessoa que você tem em vista, será a melhor companhia para o resto de sua vida. Para isso, não se deixe envolver apenas pelas emoções. Aproveite esse tempo com sabedoria e inteligência, para poder fazer uma boa escolha.

O QUE A BÍBLIA MOSTRA SOBRE A SOLIDÃO?

A Palavra de Deus se concentra em nos instruir e motivar, para que trabalhemos o nosso relacionamento com o Senhor e com as pessoas. Uma relação que se desenvolve de forma crescente com Deus e com os outros, torna-se a base para a solução do problema da solidão:

·   Deus não quis que o homem permanecesse só - Gênesis 2:18“Então o Senhor declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’”.

·   O propósito de Deus para o homem na Criação, não foi viver sozinho, mas conviver com muitos - Gênesis 1:28“Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!...’”.

·   Muitos homens de Deus passaram por momentos de solidão, mas ela nunca é recomendada. Várias vezes, porém o Senhor dá suprimento aos Seus servos - (Gênesis 28:10-17; 39:20-23; 1Reis 19:3-18; Atos 7:30-36).

·   Deus nos amou e nos enviou Jesus, para não permanecermos solitários, longe dEle. Somos instruídos a amarmos uns aos outros - 1João 4:9-12:“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou seu Filho Unigenito ao mundo, para que pudessemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”.

·   Devemos levar as cargas uns dos outros - Galatas 6:2“Levem os fardos pesados uns dos outros e assim cumpram a lei de Cristo”.

·   Devemos confessar os pecados e orar uns pelos outros - Tiago 5:16“Portanto confessem os pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

·   Devemos aconselhar-nos uns aos outros - Romanos 15:14“Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros”.

·   Não podemos isolar ou ter acepção de pessoas, mas devemos aceitarmo-nos - Tiago 2:1-13“Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade. (...) Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado (...)”.

·   Precisamos nos acolher, como Cristo fez conosco - Romanos 15:7“Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus”.

·   Precisamos suportar e perdoar em amor - Colossenses 3:13-14“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo porém, revistam-se do amor que é o elo perfeito”.

CONSELHOS A UMA PESSOA “NEGATIVAMENTE” SOLITÁRIA

·   Admitir que possa estar com um problema e que precisa de ajuda  o primeiro passo para a solução é admitir que existe um problema e que necessitamos de ajuda para resolvê-lo. Conversar com um amigo, conselheiro ou um terapeuta, pode ser uma experiência saudável e maravilhosa.

·   Avaliar as possíveis causas desta solidão  algumas causas são temporárias, leves e passageiras; mas outras, podem necessitar a ajuda de um conselheiro profissional.

·   Procurar compreender e aceitar, aquilo que não pode ser mudado – como, por exemplo, a perda de alguém querido; a impossibilidade de voltar para um lugar em que se foi extremamente feliz; algum dano físico irreversível. Devemos lembrar que a maravilhosa Graça e o grande Amor de Deus, sempre nos ajudarão a passar por esses momentos.

·   Dispor-se a fazer mudanças, visando alterar o que é possível alterar – o que pode ser melhorado em nós deve ser encarado como um objetivo de aperfeiçoamento, para servirmos a Deus com excelência, através de tudo o que somos e realizamos.

Deus ama o solitário e está disponível para ajudá-lo. O Senhor irá responder ao seu clamor e poderá suprir suas necessidades, de várias formas: através de uma mensagem, de um livro, um conselheiro ou qualquer outra maneira, que o Espírito Santo queira usar. Seja sensível e faça sua parte dizendo: “Sim Senhor, eu quero a Sua ajuda!”.

Sl 68:5-6a“Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação. Deus dá um lar aos solitários ...” (NVI).

----------------------------------------------------------------------------------

Por : Dr.º Sérgio Munhoz... (anestesista do HRP) 

sábado, 10 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS NO REGIONAL 2013

" SER PAI É COMPARTILHAR COM DEUS O GRANDE MISTÉRIO DA VIDA HUMANA !!" Martinho Sérgio Gerente de Enfermagem do HRP












PARABÉNS A TODOS OS PAIS DO HRP - PB.
A DIREÇÃO GERAL E TODOS QUE FAZEM A DIRETORIA DO REGIONAL!!!!!