A
Direção Geral do Hospital Regional de Picuí Dr. Felipe Tiago Gomes vem de
público esclarecer as inverdades postadas nas redes sociais.
Passamos
aos fatos:
1.
Quanto à paralisação da obra.
Passamos a informar que o Excelentíssimo Governador do
Estado da Paraíba, quando da realização do Orçamento Democrático na cidade de
Cuité, assinou a ordem de inicio dos serviços para a conclusão da obra, onde a
equipe de funcionários já se encontra trabalhando. Trata-se de uma empresa de
credibilidade com capacidade para executar os serviços, a mesma foi responsável
pela construção do IFPB Campus Picuí, uma das obras que é orgulho para a nossa
cidade.
2.
Quanto aos equipamentos novos retirados do Hospital.
Passamos a informar que os equipamentos foram
relocados para outros Hospitais da rede Estadual, através de documentos
autorizados pela SES/PB, considerando o prazo de garantia do fabricante dos
equipamentos, os quais deveriam ser colocados em funcionamento. No entanto,
outros equipamentos foram encaminhados a esta Unidade Hospitalar, a exemplo de
um novo aparelho de Raios-X, o qual será instalado e em breve estará disponível
para uso da população após conclusão da subestação de energia. Com a conclusão
da obra, o Hospital Regional passará a ampliar o numero de leitos,
consequentemente receberá novos equipamentos do Governo do Estado.
3.
No tocante a banheiros “imundos”.
Passamos a informar que o Hospital Regional de Picuí
dispõe de uma excelente equipe de profissionais, em todos os setores, e que
essa informação jamais foi repassada por um funcionário desta casa, como afirma
as redes sociais. De fato, temos alguns problemas hidráulicos em alguns
ambientes, a exemplo da foto apresentada. O que não quer dizer que o ambiente
esteja sujo e improprio para uso. Acontece que foi usada uma solução ácida para
a limpeza do piso, o qual ficou manchado. O banheiro está limpo e higienizado como
mostra a foto. Alguns reparos estão sendo feitos para melhorar ainda mais.
4.
Quanto aos lençóis.
Passamos a informar que esta Unidade Hospitalar em
pouco mais de três meses já confeccionou e disponibilizou cerca de 280 novos lençóis,
bem como 60 kits de rouparia para os pacientes masculino e feminino. A imagem
não retrata a realidade desta Unidade Hospitalar, pois foi tirada há muito
tempo. Importante ressaltar a qualidade da água utilizada, pois com poucas
lavagens o tecido modifica a sua tonalidade, dando a impressão de ser bastante
velho. A foto apresentada retrata um plano de fundo de um ambiente que não
condiz com a realidade atual desta unidade de saúde.
5.
Quanto ao descaso e o completo abandono.
Apresentamos a população o quantitativo de
atendimentos realizados no Hospital Regional de Picuí no primeiro trimestre de
2016:
HOSPITAL REGIONAL DE PICUI "FELIPE TIAGO
GOMES"
|
|
CONSOLIDADO GERAL DE ATENDIMENTOS
|
|
1º TRIMESTRE/2016
|
|
PROCEDIMENTOS
|
TOTAL
|
OBSERVAÇÃO/
URGENCIA E EMERGENCIA
|
5.924
|
TRANSFERENCIA
|
57
|
CLÍNICA
MÉDICA - INTERNAÇÕES
|
256
|
CLÍNICA
PEDIÁTRICA - INTERNAÇÕES
|
45
|
OBSTETRÍCIA
|
205
|
CLÍNICA
CIRURGICA ELETIVA
|
252
|
CLÍNICA
CIRURGICA URGENCIA
|
60
|
CIRURGIA
DE PTERÍGIO
|
20
|
PROCEDIMENTOS/PLANTONISTA
|
410
|
DERMATOLOGIA
|
73
|
CARDIOLOGIA
|
195
|
OFTALMOLOGIA
|
195
|
FISIOTERAPIA
|
218
|
OTORRINO
|
390
|
ORTOPEDIA
|
1.195
|
RAIO X
|
1.848
|
ULTRASSONOGRAFIA
|
497
|
ELETROCARDIOGRAFIA
|
87
|
EXAMES
DE LABORATÓRIO
|
2.726
|
ANATOMOPATOLOGIA
|
216
|
ÓBITO
|
20
|
TOTAL DE ATENDIMENTOS 1º TRIMESTRE
|
14.889
|
MÉDIA MENSAL
|
4.963
|
MÉDIA DIÁRIA
|
165
|
Estamos aqui todos nós nos perguntando: ...esse é o
retrato do “abandono”???. Será que realmente “reina o completo abandono no
hospital....???”,
São mais de 14.000 mil atendimentos proporcionados à
população do Seridó e Curimataú paraibano em apenas três meses, será que isso
não significada nada para as pessoas beneficiadas???
Isso é dor de cotovelo e inveja de quem trabalha!!!!
É lamentável o uso das redes sociais para propagar
inverdades, principalmente em tentar denegrir a imagem de profissionais que
zelam por um equipamento público que vem prestando um trabalho digno a
população, apesar de toda a crise econômico-financeira, política e hídrica pela
qual estamos passando.
Informamos aos cidadãos de bem que esta Unidade
Hospitalar dispõe de funcionários que dão a vida para garantir a excelente
qualidade dos serviços à população. A Equipe de Higienização é altamente
capacitada e esta sempre atenta à limpeza dos ambientes. Acontece que temos uma
equipe pequena, a demanda dos serviços aumentou bastante, é humanamente
impossível ter um profissional para cada ambiente.
Podemos exemplificar que em meados de janeiro de 2016,
tivemos uma média diária de 109 atendimentos. No período de março, abril e
maio, esse número passou para uma média de 212 atendimentos por dia, em virtude
da epidemia das viroses, chegando a realizar cerca de 300 atendimentos em um
único dia. Consequentemente, alguns funcionaram também adoeceram e necessitaram
de se afastar de suas funções.
Passamos a informar ainda que esta Unidade Hospitalar
realizou a aquisição e instalação de novos equipamentos: Aspirador cirúrgico,
Respirador mecânico inter 5, Calandra, Berço aquecido, colchões cirúrgicos,
cadeiras de banho, aparelhos de ar condicionado, dentre outros e ainda estamos
com projetos em andamentos para aprovação.
Reconhecemos que apesar dos esforços, ainda a muito
para fazer pelo nosso povo, as dificuldades são muitas, mas estamos trabalhando
para o crescimento e melhoria dos serviços.
Na contra mão da crise em que a saúde brasileira esta
vivenciando, onde médicos e profissionais da saúde estão pedindo demissão por
falta de condições de trabalho, em Picuí, o Hospital Regional dispõe de 118
profissionais da área da saúde que assiste diretamente o paciente (médicos,
enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes social, nutricionistas,
técnicos em enfermagem, radiologia e farmácia, além de cirurgião geral,
cirurgião buco-maxilo, cirurgião cabeça e pescoço, anestesista, obstetra,
pediatra, ortopedista, otorrino, oftalmologista, dermatologista, mastologista,
bioquímico, e ultrassonografista). O Hospital conta ainda com uma excelente
equipe de apoio administrativo, maqueiros, porteiros, higienização, auxiliar de
cozinha, cozinheiras, lavadeiras, auxiliar de rouparia, recepcionista,
telefonista, condutores socorrista, todos capacitados para o desempenho de suas
funções.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o carinho
da população.
“As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR
DEUS quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas
o SENHOR julga as suas intenções. Peço a DEUS que abençoe os seus planos, e
eles darão certo.” Prov. 16.1-3.
Fraternalmente,
Direção Geral
Sabemos que a cidade é pequena,porem precisa melhorar ainda mais,digo melhorar no sentido de crescer,crescer o numero de profissionais na saúde. Tivemos e ainda tem a epidemia de dengue,zica. Foram muitas pessoas doente que algumas tiveram de sair dai para serem atendidos fora da cidade. As verbas também são poucas,sabemos disso e nao dá pra suprir todas as necessidades que um hospital precisa,pois tratando-se do sus é tudo muito difícil. Nao sou moradora da cidade,tenho familiares que moram ai e meu comentário é de uma visão de mundo,pois sabemos que a saúde publica deixa muito a desejar e que por mais que se faça sempre vai faltar uma parte a ser suprida.
ResponderExcluirTem gente usando as redes sociais para criticar tudo que acontece no município pensando que com isso vai conseguir ser eleito vereador, ora meu amigo trabalhe se você tem uma função faça o melhor se dedique e a recompensa virá.
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