quinta-feira, 23 de junho de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

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A Direção Geral do Hospital Regional de Picuí Dr. Felipe Tiago Gomes vem de público esclarecer as inverdades postadas nas redes sociais.

Passamos aos fatos:

1.      Quanto à paralisação da obra.

Passamos a informar que o Excelentíssimo Governador do Estado da Paraíba, quando da realização do Orçamento Democrático na cidade de Cuité, assinou a ordem de inicio dos serviços para a conclusão da obra, onde a equipe de funcionários já se encontra trabalhando. Trata-se de uma empresa de credibilidade com capacidade para executar os serviços, a mesma foi responsável pela construção do IFPB Campus Picuí, uma das obras que é orgulho para a nossa cidade.





2.      Quanto aos equipamentos novos retirados do Hospital.

Passamos a informar que os equipamentos foram relocados para outros Hospitais da rede Estadual, através de documentos autorizados pela SES/PB, considerando o prazo de garantia do fabricante dos equipamentos, os quais deveriam ser colocados em funcionamento. No entanto, outros equipamentos foram encaminhados a esta Unidade Hospitalar, a exemplo de um novo aparelho de Raios-X, o qual será instalado e em breve estará disponível para uso da população após conclusão da subestação de energia. Com a conclusão da obra, o Hospital Regional passará a ampliar o numero de leitos, consequentemente receberá novos equipamentos do Governo do Estado.


3.      No tocante a banheiros “imundos”.

Passamos a informar que o Hospital Regional de Picuí dispõe de uma excelente equipe de profissionais, em todos os setores, e que essa informação jamais foi repassada por um funcionário desta casa, como afirma as redes sociais. De fato, temos alguns problemas hidráulicos em alguns ambientes, a exemplo da foto apresentada. O que não quer dizer que o ambiente esteja sujo e improprio para uso. Acontece que foi usada uma solução ácida para a limpeza do piso, o qual ficou manchado. O banheiro está limpo e higienizado como mostra a foto. Alguns reparos estão sendo feitos para melhorar ainda mais.



4.      Quanto aos lençóis.

Passamos a informar que esta Unidade Hospitalar em pouco mais de três meses já confeccionou e disponibilizou cerca de 280 novos lençóis, bem como 60 kits de rouparia para os pacientes masculino e feminino. A imagem não retrata a realidade desta Unidade Hospitalar, pois foi tirada há muito tempo. Importante ressaltar a qualidade da água utilizada, pois com poucas lavagens o tecido modifica a sua tonalidade, dando a impressão de ser bastante velho. A foto apresentada retrata um plano de fundo de um ambiente que não condiz com a realidade atual desta unidade de saúde.









5.      Quanto ao descaso e o completo abandono.

Apresentamos a população o quantitativo de atendimentos realizados no Hospital Regional de Picuí no primeiro trimestre de 2016:


HOSPITAL REGIONAL DE PICUI "FELIPE TIAGO GOMES"

CONSOLIDADO GERAL DE ATENDIMENTOS
1º TRIMESTRE/2016

PROCEDIMENTOS
TOTAL
OBSERVAÇÃO/ URGENCIA E EMERGENCIA
5.924
TRANSFERENCIA
57
CLÍNICA MÉDICA - INTERNAÇÕES
256
CLÍNICA PEDIÁTRICA - INTERNAÇÕES
45
OBSTETRÍCIA
205
CLÍNICA CIRURGICA ELETIVA
252
CLÍNICA CIRURGICA URGENCIA
60
CIRURGIA DE PTERÍGIO
20
PROCEDIMENTOS/PLANTONISTA
410
DERMATOLOGIA
73
CARDIOLOGIA
195
OFTALMOLOGIA
195
FISIOTERAPIA
218
OTORRINO
390
ORTOPEDIA
1.195
RAIO X
1.848
ULTRASSONOGRAFIA
497
ELETROCARDIOGRAFIA
87
EXAMES DE LABORATÓRIO
2.726
ANATOMOPATOLOGIA
216
ÓBITO
20
TOTAL DE ATENDIMENTOS 1º TRIMESTRE
14.889


MÉDIA MENSAL
4.963


MÉDIA DIÁRIA
165


Estamos aqui todos nós nos perguntando: ...esse é o retrato do “abandono”???. Será que realmente “reina o completo abandono no hospital....???”,

São mais de 14.000 mil atendimentos proporcionados à população do Seridó e Curimataú paraibano em apenas três meses, será que isso não significada nada para as pessoas beneficiadas???
              
Isso é dor de cotovelo e inveja de quem trabalha!!!!

É lamentável o uso das redes sociais para propagar inverdades, principalmente em tentar denegrir a imagem de profissionais que zelam por um equipamento público que vem prestando um trabalho digno a população, apesar de toda a crise econômico-financeira, política e hídrica pela qual estamos passando.

Informamos aos cidadãos de bem que esta Unidade Hospitalar dispõe de funcionários que dão a vida para garantir a excelente qualidade dos serviços à população. A Equipe de Higienização é altamente capacitada e esta sempre atenta à limpeza dos ambientes. Acontece que temos uma equipe pequena, a demanda dos serviços aumentou bastante, é humanamente impossível ter um profissional para cada ambiente.

Podemos exemplificar que em meados de janeiro de 2016, tivemos uma média diária de 109 atendimentos. No período de março, abril e maio, esse número passou para uma média de 212 atendimentos por dia, em virtude da epidemia das viroses, chegando a realizar cerca de 300 atendimentos em um único dia. Consequentemente, alguns funcionaram também adoeceram e necessitaram de se afastar de suas funções.

Passamos a informar ainda que esta Unidade Hospitalar realizou a aquisição e instalação de novos equipamentos: Aspirador cirúrgico, Respirador mecânico inter 5, Calandra, Berço aquecido, colchões cirúrgicos, cadeiras de banho, aparelhos de ar condicionado, dentre outros e ainda estamos com projetos em andamentos para aprovação.







  

Reconhecemos que apesar dos esforços, ainda a muito para fazer pelo nosso povo, as dificuldades são muitas, mas estamos trabalhando para o crescimento e melhoria dos serviços.

Na contra mão da crise em que a saúde brasileira esta vivenciando, onde médicos e profissionais da saúde estão pedindo demissão por falta de condições de trabalho, em Picuí, o Hospital Regional dispõe de 118 profissionais da área da saúde que assiste diretamente o paciente (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes social, nutricionistas, técnicos em enfermagem, radiologia e farmácia, além de cirurgião geral, cirurgião buco-maxilo, cirurgião cabeça e pescoço, anestesista, obstetra, pediatra, ortopedista, otorrino, oftalmologista, dermatologista, mastologista, bioquímico, e ultrassonografista). O Hospital conta ainda com uma excelente equipe de apoio administrativo, maqueiros, porteiros, higienização, auxiliar de cozinha, cozinheiras, lavadeiras, auxiliar de rouparia, recepcionista, telefonista, condutores socorrista, todos capacitados para o desempenho de suas funções.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer o carinho da população.

“As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR DEUS quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções. Peço a DEUS que abençoe os seus planos, e eles darão certo.” Prov. 16.1-3.

Fraternalmente,

Direção Geral

2 comentários:

  1. Sabemos que a cidade é pequena,porem precisa melhorar ainda mais,digo melhorar no sentido de crescer,crescer o numero de profissionais na saúde. Tivemos e ainda tem a epidemia de dengue,zica. Foram muitas pessoas doente que algumas tiveram de sair dai para serem atendidos fora da cidade. As verbas também são poucas,sabemos disso e nao dá pra suprir todas as necessidades que um hospital precisa,pois tratando-se do sus é tudo muito difícil. Nao sou moradora da cidade,tenho familiares que moram ai e meu comentário é de uma visão de mundo,pois sabemos que a saúde publica deixa muito a desejar e que por mais que se faça sempre vai faltar uma parte a ser suprida.

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  2. Tem gente usando as redes sociais para criticar tudo que acontece no município pensando que com isso vai conseguir ser eleito vereador, ora meu amigo trabalhe se você tem uma função faça o melhor se dedique e a recompensa virá.

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